domingo,22 maio,2022
InícioSaúdeEspecialistas alertam para uso contínuo das medidas de combate à Covid-19 e...

Especialistas alertam para uso contínuo das medidas de combate à Covid-19 e Influenza

Especialistas alertam para uso contínuo das medidas de combate à Covid-19 e Influenza

Pesquisador diz que não é hora de relaxar nas medidas de prevenção; caso contrário Manaus poderá ser potencialmente afetada com uma 3ª onda ‘catastrófica’

No terceiro ano de pandemia da Covid-19, em especial com a epidemia da Influeza A, especialistas ouvidos pelo 18 Horas/Rádio Mix destacaram que ainda não é o momento de abandonar as medidas não farmacológicas de combate ao coronavírus, mesmo com a vacinação em voga. Pelo contrário, os pesquisadores afirmam que é hora de redobrar os cuidados para se evitar danos de proporções maiores.

Para Lucas Ferrante, biólogo e doutorando do programa de Biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), “neste momento é impensável relaxar qualquer medida de distanciamento ou para controle do coronavírus”. Ele informou que Manaus deve enfrentar uma terceira onda da Covid-19 e que pode ser potencializada se a população relaxar nas medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras.
“Manaus deve passar sim por terceira onda de Covid-19. Entretanto, essa onda vai ser menor do que a segunda onda, mas ela pode ser potencializada pela crise de gripe e pela variante Ômicron. É extremamente importante manter as medidas restritivas, evitar aglomerações e se vacinar. Abandonar essas medidas neste momento deve levar potencialmente uma terceira onda catastrófica para Manaus. Nós precisamos manter essas medidas justamente porque com as festas de final de ano aumentou-se a mobilidade urbana da capital e com isso a transmissão comunitária que já irá levar ao novo aumento de casos. A população deve manter as medidas para evitar um novo colapso no sistema de saúde e funerário de Manaus”, alertou.

Cuidados

Lucas Ferrante salientou que os pais e responsáveis de crianças não vacinadas devem estar atentos e evitar exposição dos filhos em ambientes de aglomerações. “Os pais de criança não vacinada precisam, de fato, redobrar os cuidados. As crianças precisam se vacinar. É segura a vacina e é necessário que os pais levem as crianças para se vacinar. Somente com as crianças vacinadas que nós vamos alcançar a imunidade de rebanho, e nos vermos livres dessa pandemia. É extremamente importante a vacinação das crianças não só para o controle da pandemia como para proteção dessas crianças também, que vão impedir que os sintomas levem a uma hospitalização ou até mesmo a óbitos. Que crianças não vacinadas evitem aglomerações em shoppings, parques cinema, em outros locais”, disse o pesquisador.

Leíse Fernandes, assessora da Sala de Situação de Saúde do Amazonas, coordenada pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), também alertou para a manutenção das medidas de proteção à Covid-19, que também servem para combater a Influenza A. Ela orienta ainda que os pais evitem inserir os filhos em aglomerações.

“As máscaras de proteção, medidas de higiene, e distanciamento social servem não só para Covid-19, como também para Influenza e demais vírus respiratórios. Para os menores de 12 anos, de 5 a 11 anos, a OMS recomenda a utilização de máscaras. No entanto, para os menores de 5 anos, mais recomendável utilizar outras medidas, como distanciamento social, evitar aglomerações, eventos, e caso houver eventos, que sejam apenas com o grupo familiar mais próximo e que tenham o controle, especialmente as crianças menores de 4 anos. Para as crianças de 5 a 11 anos, elas podem ter tanto a utilização das máscaras, mas evitar aglomerações”, informou.

Casos

Segundo a FVS, até este domingo (03/11), o Amazonas contabilizou 433.882 casos de Covid-19 e 13.837 mortes. Já foram aplicadas 2.764.437 de primeira dose, 2.210.201 de segunda dose, 56.803 com dose única e 400.749 de terceira dose (dose de reforço), totalizando 5.432.190 doses aplicadas em todo o estado.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Anuncio

Most Popular

Recent Comments

Francivânia Rosário da Silva on Política até o Tucupi – | 03/03/2022 | JOSÉ MELO
Paulo Ramiro T'Osoogyion on LIVE DEBATE FEPOCOMA | Às 20h
Luciana Cristina on LIVE DEBATE FEPOCOMA | Às 20h
RUBENS DANTAS RIBEIRO on Cenário Político 2022 | Senado Federal
Joycimara Freitas on Política até o Tucupi