Mais de mil mulheres são beneficiadas com implantação de Dispositivos Intrauterinos (DIU) no interior do AM

0

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou entre 5 a 7 de abril a capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) para ampliação do acesso das comunidades do interior do Amazonas ao Dispositivo Intrauterino (DIU).

A qualificação foi realizada pelos profissionais da SES-AM e do Ministério da Saúde (MS) na Região do Triângulo, que compreende os municípios de Uarini, Tefé e Alvarães (a 523, 531 e 565 km de Manaus, respectivamente).

“O planejamento reprodutivo é um direito das mulheres (…). Com essas ações, é possível preparar, inserir e acompanhar o método contraceptivo e possibilitar a capacidade autônoma dos municípios”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

Com essa ação, o Estado alcançou a marca de 1.154 dispositivos implantados desde o início das capacitações.

O objetivo do projeto do MS é habilitar médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde para indicação, preparo, inserção e acompanhamento do método contraceptivo, como explica a secretária executiva de gestão, Nayara Maksoud.

“O enfrentamento à mortalidade materna passa por várias estratégias, como qualificar todo o interior do Amazonas e as equipes da estratégia de saúde da família prioritariamente, para que a inserção na atenção básica por profissionais qualificados seja uma das estratégias elencadas dentro do plano de enfrentamento à mortalidade materna”, disse a secretária.

Durante os dias de capacitação, foram assistidas 457 mulheres com DIU de cobre e de Mirena.

Além disso, foram realizados 21 atendimentos ginecológicos e três tratamentos hormonais com o método para endometriose.

O intuito da qualificação é desenvolver a autonomia dos municípios para a inserção do DIU em, pelo menos, 35% de suas unidades primárias de saúde.

Em dezembro de 2021, a ação ocorreu nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Iranduba, com a capacitação da rede local.

Aproximadamente 700 mulheres foram beneficiadas com a inserção do dispositivo intrauterino, que proporciona o acesso ao planejamento familiar, direito previsto na constituição federal.

Método contraceptivo

Profissionais estão recebendo treinamento do DIU TCu380 A, modelo de contraceptivo intrauterino com cobre.

O dispositivo intrauterino é um método anticoncepcional reversível e de longa duração, podendo ser utilizado por até 10 anos.

A orientação sobre métodos contraceptivos e oferta de DIU pode ser feita a qualquer momento da vida reprodutiva da mulher, por ocasião do contato do profissional com a usuária, em consulta clínica, grupos educativos, atividades preventivas ou visita domiciliar, intermediada ou não pelo uso de materiais informativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui