História do Festival de Parintins

0

Tucupi na Ilha com Professor Rodrigo Froés

Foto Francisco Cabral 2022

O Festival de Parintins segundo o historiador Francynei ALEIXO inicia em 1965 como forma de arrecadar fundos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo no município amazonense. A primeira edição foi realizada em 1966 e o campeão foi o Boi Garantido. Atualmente, a festa acontece no último final de semana do mês de junho (sexta, sábado e domingo), no Bumbódromo, uma arena em formato de boi dividida em azul e vermelho.

Os protagonistas da festa são Caprichoso, o boi azul da estrela na testa, e Garantido, o boi vermelho, simbolizado pelo coração. O primeiro se intitula “Boi da Cultura Popular”, enquanto o outro se orgulha de ser o “Boi do Povão” aquele que rouba corações. Em 54 edições do festival, o Garantido foi campeão por 32 vezes, enquanto o Caprichoso venceu 23. Em 2000, houve empate.

Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite. Entre os espetáculos de cada bumbá, há um intervalo de 30 minutos. O festival que se inicia às 21h (horário de Brasília) e termina por volta de 2h30min da madrugada. A ordem de apresentação em cada noite é sorteada dias antes da disputa.

Durante a apresentação de um boi a torcida contrária deve se manter em silêncio passível de punição e perca de pontos se descumprir essa regra. A torcida é item de avaliação item 19. Um boi não deve usar a cor de outro a arena e os patrocinadores oficiais na ilha precisam ganhar as cores de ambos..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui